Sobre o Artista

DSCN2061O escultor Gabriel Fonseca nasceu no Rio de Janeiro em 1938 onde vive até o presente momento.

Filho de poeta e pianista, neto de escritores e escultores, ele foi educado por seus avós sob uma forte atmosfera cultural.

Premido pelas peripécias da vida, Gabriel, aos 20 anos ficou órfão sendo obrigado a naquele momento, começar a trabalhar para viver e sustentar seus estudos. Mais tarde, formou-se em engenharia. A arte latente cedia espaço para a técnica e para os negócios.

O engenheiro Gabriel Fonseca, fundou e dirigiu por mais de 30 anos um empresa metalúrgica dedicada a toda sorte de construções metálicas. De sua prancheta e de suas máquinas, saíram milhares de toneladas de obras em aço: Edifícios, Pontes, Embarcações e Grandes Construções Industriais no Brasil. Neste período, o então engenheiro trabalhou também na França e nos Estados Unidos.

Alem da acuidade técnica com atenção nos projetos estruturais, especificações rígidas e soldas especiais, Gabriel dava grande ênfase a leveza das belas formas e a beleza das coisas simples. Talvez tenha sido a arte, sempre latente no espírito de Gabriel, o fator diferencial para o sucesso empresarial por que as técnicas já estavam nos compêndios a disposição de todos e a arte foi o componente marcante.

Em 1996, Gabriel Fonseca sai totalmente das empresas e passa a dedicar-se integral e exclusivamente a arte. O engenheiro e homem de negócios, ainda que tarde, se retira e deixa o espaço para o artista. Autodidata até então, procura aperfeiçoamento no novo ofício participando de cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em fundição de Bronze na Escola do “Art Institute of Chicago”.

ContatoAgora, ele utiliza seu grande conhecimento das técnicas dos materiais para sem amarras, livremente, poder brincar no espaço tridimensional. De seu ateliê ou de sua oficina como gosta de chamar, saem formas poéticas, totalmente livres. O aço nas esculturas de Gabriel se apresenta extremamente leve, voa, flutua na água…

Suas obras alem da vida e personalidade própria, se interagem com a natureza: terra, vento, água. Algumas esculturas de Gabriel Fonseca podem ser vistas no seu Parque de Esculturas onde também se situa a oficin do artista, em locais públicos de cidades brassileiras, e em coleções particulares no Brasil e no exterior.

3 thoughts on “Sobre o Artista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *